Busca Avançada

Total de ONGs Cadastradas: 416

16º Fórum aborda Investimento Empresarial e Contabilidade do 3º Setor

No dia 27/07, foi realizado o 16º Fórum da Rede de Organizações do Bem, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), promovendo mais um encontro com base na disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e levando ao público mais conhecimento prático sobre o Terceiro Setor por meio do Ciclo de Capacitação.

A abertura do evento foi feita por Wagner Ramos, analista na Gerência de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN, com uma abordagem sobre o ODS nº 9 (Indústria e investimento social). Wagner falou sobre o papel das leis de incentivo no apoio a projetos, um dos meios mais comuns e acessíveis utilizados pelas empresas para apoio a iniciativas, bem como abordou a atuação direta do SESI/SENAI quanto à assessoria técnica e operação dos projetos incentivados. Um dos exemplos, inclusive usado como canal para recebimento de propostas, é o SESI Cidadania, programa iniciado junto com a política das UPPs, no Rio de Janeiro, que tornou possível levar a diversas comunidades serviços gratuitos, programas para a terceira idade, educação básica e profissional e atividades culturais e esportivas. O SESI Cidadania conta com agentes e unidades em mais de 40 comunidades, e disponibiliza informações completas no seu site.

Conduzindo o bloco de Capacitação em Gestão, palestrou Antônio Ranha, vice-presidente de controle interno do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). Ranha abordou os aspectos contábeis para o Terceiro Setor, apresentando questões essenciais tanto para o gerenciamento e controle  dos gastos e ações financeiras das instituições quanto para a transparência de suas atividades. Lembrou ainda, que o CRCRJ realiza o Plano Voluntariado de Ciências Contábeis, oferecendo cursos gratuitos na área. O evento contou também com um importante bloco de interação entre os líderes comunitários.