Busca Avançada

Total de ONGs Cadastradas: 416

Rede Comunitária MetrôRio conclui mais um ciclo

No dia 22 de fevereiro aconteceu o encerramento de mais um ciclo de capacitação da Rede Comunitária MetrôRio. Durante oito meses, a parceria entre a Agência do Bem e o setor de Responsabilidade Social do MetrôRio trouxe para lideranças sociais atuantes no entorno das linhas 1, 2 e 4 diversos temas relativos a aspectos jurídicos, administrativos e contábeis do Terceiro Setor. Temas como o “Novo marco regulatório das OSCs e Certificações”, “Transparência e Compliance no Terceiro Setor”, “Formalização das OSCs”, “Cronograma e Orçamento” e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, foram alguns dos assuntos trabalhados por diferentes especialistas ao longo do ciclo. Além de palestras, a dinâmica de trabalho também contemplou diagnósticos das organizações participantes, assessoria jurídica, mentoria na área de gestão administrativa e gratuidade para o os registros cartoriais das ONGs selecionadas.


Este não é o primeiro ciclo de capacitações realizado numa parceria entre a Agência do Bem e o MetrôRio. Entre abril e dezembro de 2016, foi dado início ao modelo de encontros com a participação da Agência do Bem, naquela ocasião tratando de outros temas e também dos ODS. O encerramento deste último cronograma contou ainda com pesquisa de avaliação junto a 71 organizações, com objetivo de gerar estatísticas sobre a dinâmica das atividades. Segundo análise, o campo de atuação da maior parte das instituições pesquisadas ficou dividido entre as áreas de Educação e Cultura, com 26 e 25% respectivamente, seguido pelas áreas de Esporte e Meio Ambiente, ambas com 15%.


Além da pesquisa, houve entrega de certificados nominais a todos os participantes, de acordo com a frequência em cada um dos encontros. O encaminhamento de 11 organizações para assessoria jurídica, que ainda não eram formalizadas, é um dos reflexos das ações e resultados obtidos com o programa. Apesar do encerramento dos encontros, líderes comunitários e interessados podem sempre comparecer aos fóruns da Rede de Organizações do Bem, realizados pela Agência do Bem, que promove as abordagens sobre a Agenda 2030, além do seu próprio ciclo de capacitações. O evento é gratuito e acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), com data e hora informados previamente pela organização.